Quer entrar em uma competição de bike? Veja como se preparar

art2img1Para ser um atleta profissional, não basta apenas ser bom na bike, você vai precisar mais que isso. Todo atleta precisa de uma grande preparação para ter sucesso, isso inclui todo o equipamento, como a bicicleta. Equipamentos de proteção de acordo com a modalidade que você vai praticar, condicionamento físico, você precisa se preparar fisicamente, correr, pular corda, nadar, fazer ginástica, tudo isso é muito importante como uma base preparatória e não descuidar de da alimentação. Proteínas e carboidratos são muito importantes, mas todos os alimentos são importantes para repor e guardar energias. Fritura, bolacha, refrigerantes, chocolates, essas coisas gostosas não ajudam em nada, então corte.

Você pode achar que não, mas o seu comportamento pode refletir na sua carreira, então com ou sem a bike, ande dentro da lei, não faça nada errado, se vai sair de bicicleta, use capacete e equipamentos de proteção, isso passa uma imagem mais positiva, uma imagem de atleta, o que é bom para você. Um atleta dorme cedo e acorda cedo, então nada de baladas quando tiver um treino mais importante ou uma competição se aproximando. Bebidas e cigarros não tem nada a ver, uma furada total.

Comunicação também é muito importante, falar corretamente e escrever corretamente é muito importante, então assim você não faz feio nas entrevistas, nas provas e nas reuniões.

Se você ainda não tem uma bike top, então cuide bem da sua e tente melhorá-la a cada dia, nada de andar com ela caindo aos pedaços, cheio de folgas, isso não é uma boa imagem. A mesma coisa vale para os equipamentos de segurança e proteção, não ande com o uniforme rasgado, nem com o capacete com mau cheiro, fique limpinho e no capricho para atrair as pessoas, não afasta-las.

Um bom atleta tem que estar antenado no mundo da bike. Conhecer os componentes, os equipamentos, as manutenções, tem que saber mexer na bicicleta, então se informe com os amigos, mecânicos. Estenda suas pesquisas, entre em blogs, veja revistas e conheça todas as marcas e bicicletas para ficar um cara completo. Um atleta até fora da bike.

Crie uma rotina de treinos, seja na bike ou no condicionamento físico, o seu corpo tem que entender que naqueles dias e horas ele irá trabalhar mais. O local para treinar deve ser variado e também seguro. Não vá treinar manobras difíceis ou em pistas perigosas sozinho, porque se cair, não terá ninguém para socorrer. Evite a empolgação de querer treinar todos os dias por muitas horas, isso causa o overtraining, que é o excesso de treino e pode causar lesões e cansaço profundo, levando a um mau desempenho nas provas.

art2img2

Ao se inscrever na primeira prova, verifique a sua categoria, os atletas são separados por idade, mas existe a opção de se inscrever como iniciante, essa sua primeira prova tem que ser uma coisa para você conhecer, para aprender, você vai para se divertir, então nada de ficar encanado com os maus resultados, porque cada prova dessa é um grande aprendizado. Não encare essa primeira prova sem nunca ter feito nada parecido, você já deve estar afiado aí no seu pedal para você não estranhar. Em uma prova de 1 hora você tem que ter uma resistência no pedal de 5 horas porque o medo do desconhecido acaba minando a sua parte psicológica.

Todo atleta tem que ter patrocínio, as despesas são altas, então tudo ajuda. Um parente rico, um empresário amigo da família, herança de pais atletas, mas na verdade a maioria mesmo está por conta própria ou tem o famoso “paitrocínio”, então você tem que ir bem em várias provas para ir acumulando resultados e se destacar no meio da multidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *